Cirurgias e Materiais (órteses e próteses)

As dúvidas mais frequentes com relação aos procedimentos cirúrgicos giram em torno da obrigatoriedade ou não de cobertura de todos os materiais indicados pelo médico que atende o paciente.

Em decorrência do valor de alguns dos referidos materiais, em especial órteses e próteses importadas, é comum haver a negativa de cobertura pelas operadoras de plano de saúde, ou mesmo a tentativa de ofertarem a cobertura do procedimento com materiais mais baratos.

Importante deixar claro que compete ao profissional médico que acompanha o paciente escolher qual será o tratamento adotado e, em especial, quais os materiais que serão utilizados na intervenção cirúrgica.


Para encerrar qualquer discussão sobre o tema, foi editada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo súmula que serve como diretriz para o julgamento de ações propostas para a cobertura de cirurgias e materiais (órteses, próteses, entre outros) em procedimentos cardíacos, mas que pode ser aplicada também a outras intervenções médicas:

Súmula 93: A implantação de stent é ato inerente à cirurgia cardíaca/vascular, sendo abusiva a negativa de sua cobertura, ainda que o contrato seja anterior à Lei n. 9.655/98.

FALE CONOSCO

TIRE SUAS DÚVIDAS

Atendimento por telefone

(11) 3104-9327

Segunda a sexta-feira, das 09h às 17:30h

Você também pode enviar sua dúvida
pelo formulário

Vale dizer que a liberação das cirurgias tem ocorrido de forma muito célere pelo Poder Judiciário, que profere decisões em até 72 horas determinando a cobertura do procedimento e materiais, como decisão a seguir:

“Com efeito, não é possível, pelo menos em sede de cognição sumária, que diante da gravidade de seu quadro clínico, atestado por profissional médico (fls. 23), tenha seu tratamento médico negado pela ré o que, repise-se, em sede de cognição sumária, apresenta elevado grau de plausibilidade, inclusive pelos documentos até então apresentados. O periculum in mora resta evidente em razão do próprio direito tutelado e do caráter de extrema necessidade do serviço prestado pela ré. Ante o exposto, defiro a antecipação de tutela determinar que a ré forneça todas as guias de autorização, em 24 horas, e custeie a cirurgia e materiais de que necessita a autora, nos termos do relatório médico, tudo sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).” (Processo nº 1050696-58.2016.8.26.0100 – 42ª Vara Cível – Foro Central Cível – TJSP).

Assim, deve o consumidor ficar atento ao seu direito de cobertura integral dos procedimentos cirúrgicos necessários, bem como do custeio dos materiais (órteses, próteses, entre outros) indicados pelo médico.

REAJUSTES DOS PRÊMIOS/MENSALIDADE

A legislação atual prevê e delimita a aplicação de reajuste dos prêmios pelas operadoras de planos de saúde, que devem ser realizados…

TRATAMENTOS E PROCEDIMENTOS NEGADOS

Na contratação do plano de saúde busca-se receber atendimento médico integral quando necessário, seja com relação a exames…

MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO

Ao contratar um plano de saúde, busca-se a segurança de que haverá cobertura de atendimento médico integral

HOME CARE

Tema muito abordado em discussões acerca dos contratos de planos de saúde é o direito do beneficiário à cobertura dos cuidados home care

APOSENTADOS E DEMITIDOS

A aposentadoria e a demissão são momentos sensíveis para quem está ou esteve presente no mercado de trabalho…

ERRO MÉDICO

O “erro médico” é caracterizado todas as vezes em que o paciente é prejudicado por ato de negligência, imprudência ou imperícia…

REEMBOLSO DE HONORÁRIOS MÉDICOS E DESPESAS HOSPITALARES

Na maioria dos contratos firmados com as operadoras de plano de saúde, é possível observar a cláusula que delimita…

CIRURGIAS PLÁSTICAS REPARADORAS

Muitos pacientes e beneficiários questionam acerca da existência de cobertura para cirurgias plásticas, uma vez que existe…

CANCELAMENTO INDEVIDO

Prática muito comum entre as operadoras é o cancelamento de planos, geralmente sob o argumento de inadimplência, visando excluir beneficiários…

DIREITO MÉDICO

É de suma importância que algumas precauções sejam tomadas por estes profissionais durante o desempenho de suas atividades para sua salvaguarda

PORTABILIDADE DE CARÊNCIAS

Portabilidade de carências é a possibilidade de contratação de um plano de saúde na mesma operadora ou em uma diferente…

TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Um dos motivos mais recorrentes para a procura dos serviços da BMAA é a negativa de tratamentos…